Clínica Tovo Alameda Campinas – Dr Luís Fernando Tovo

CIRURGIA MICROGRÁFICA DE MOHS | no tratamento do câncer da pele

cirurgia micrográfica de mohs dr tovo luis fernando tovo clinica tovo dermatologia

cirurgia micrografica de mohs dr tovo luis fernando tovo clinica tovo dermatologia

CIRURGIA MICROGRÁFICA DE MOHS

No tratamento do Câncer da Pele

A Cirurgia Micrográfica de Mohs é uma técnica cirúrgica, muito efetiva, que compartilha o estudo histológico (avaliação ao microscópio) simultâneo ao tratamento cirúrgico do câncer da pele.

A Cirurgia Micrográfica de Mohs,  foi desenvolvida nos anos 30 pelo Dr. Frederic Mohs na Universidade de Wisconssin e agora é praticado em todo o mundo.

Ao contrário de outros tratamentos, a Cirurgia Micrográfica de Mohs permite o exame microscópico imediato do câncer da pele removido do paciente, a fim de que todas as extensões malignas do tumor sejam ressecadas.

Pela forma como a Cirurgia Micrográfica de Mohs é realizada, a literatura confere a este tratamento os mais altos índices de cura do Câncer da Pele.

Não é uma técnica indicada para todas as formas de câncer da pele; é uma técnica reservada a câncer recidivado após uma primeira abordagem cirúrgica, ou para aqueles que apresentam alto risco para recidiva.

Cirurgia Micrográfica de Mohs também está indicado para tratamento de câncer próximo a estruturas nobres como, olhos, nariz, etc; onde a maior preservação possível de tecido saudável é desejada.

Muitas vezes este procedimento pode ser realizado com anestesia local e de maneira ambulatorial.

A característica principal desta cirurgia é forma como o tecido é cortado para o exame, de maneira circunferencial, permitindo o mais completo controle histológico das margens cirúrgicas afetadas pelo tumor.

Após os procedimentos de assepsia e anestesia, o cirurgião remove o tumor clinicamente visível com uma pequena margem de tecido adicional; o paciente então aguarda o processamento histológico do tecido. 

O tecido removido é cortado, corado e marcado segundo um diagrama detalhado. 

O tecido é submetido a congelação em um aparelho, o criostato, e pequenas fatias do tecido são obtidas em uma lâmina para o estudo histológico. 

O Cirurgião então compara os resultados encontrados no estudo histológico com seu diagrama correspondente e a cirurgia progride, apenas, no sentido das margens comprometidas do tumor até que a neoplasia seja totalmente removida. 

Este procedimento é repetido até a completa remoção do tumor.

É uma cirurgia com segurança na remoção tumoral e maior preservação de tecidos saudáveis.

CLINICA TOVO DERMATOLOGIA | DR TOVO LUIS FERNANDO TOVO | 32530319  995331300

 

cirurgia micrográfica de MOHS
Sair da versão mobile