LASER FRACIONADO (CO2 FRACIONADO) PODE SER UM RECURSO ÚTIL NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE
O Câncer da pele é a forma mais comum de câncer, causando morbidade aos pacientes e custos ao sistema de saúde público e privado. Há, portanto, um grande interesse e ampliar os recursos terapêuticos na prevenção desta doença.
O Laser Fracionado (LF), muitas vezes conhecido como CO2 fracionado, é usado no tratamento cosmético de rugas, flacidez, cicatrizes, transtornos pigmentares (manchas, Melasma) e na indução da produção de colágeno.
Atualmente, este tratamento vem sendo estudado como uma alternativa na prevenção do Câncer Cutâneo “não melanoma” (CPNM), os mais comuns são o Carcinoma Basocelular e Carcinoma Espinocelular, pela capacidade de modular a renovação celular da pele e de ativar moléculas responsáveis pela proteção da pele contra a radiação ultravioleta (principal responsável pelo na indução de Câncer da Pele).
MECANISMO DE AÇÃO:
O laser fracionado trata a pele promovendo zonas térmicas verticais alternando pele não tratada com áreas de ação térmica pontuais (como um “píxel”):
Desta forma, esta “agressão microtérmica controlada” promove a remoção de células de pele doentes (queratinócitos atípicos) estimulando a regeneração da pele por meio de um efeito cascata na cicatrização, diminuindo o fotoenvelhecimento e a fotocarcinogênese e aumentando fatores celulares ligados ao reparo do DNA de células fotodanificadas.
EXISTEM 2 FORMAS PARA REALIZAÇÃO DO LASER FRACIONADO:
ABLATIVA
NÃO ABLATIVA
Sendo que, os melhores resultados foram obtidos com a FORMA ABLATIVA.
Este tipo de tratamento de “campo” para a prevenção do Câncer Cutâneo apresentou excelentes resultados em formas que identificam uma tendência pessoal ao desenvolvimento de câncer de pele: como a queratose actínica, sendo que os resultados positivos foram observados até 2 anos após a realização do tratamento.
Além disso, O Laser Fracionado pode ser associado a uma outra opção terapêutica ao CPNM como a Terapia Fotodinânica, aumentado a eficácia no tratamento (efeito sinérgico).
Segundo os estudos iniciais, o Laser Fracionado parece ser uma técnica promissora na associação do rejuvenescimento da pele e na prevenção do Câncer Cutâneo.
Fonte: Erica T. McCormick, et al. George Washington University School of Medicine and Health Sciences. Journal of Drugs in Dermatology.
CLINICA TOVO DERMATOLOGIA | DR TOVO LUIS FERNANDO TOVO | 32530319 995331300


