Clínica Tovo Alameda Campinas – Dr Luís Fernando Tovo

“Maskne” Irritação pelo uso contínuo de máscaras.

“Maskne”Irritação pelo imprescindível uso contínuo de máscaras

Maskne Irritação pelo imprescindível uso contínuo de máscaras. Dr Tovo Clinica Tovo Dermatologia

 

Maskne Irritação pelo uso de máscaras

O uso de máscaras é imprescindível e estimulado pelas autoridades sanitárias para prevenção do COVID-19 e funciona!

Embora esta barreira de uso público proteja você contra um vírus mortal o uso contínuo da máscara pode levar a um quadro de acne ou irritação da área coberta sendo denominada por colegas americanos como “maskne”.

Não apenas a acne, mas também a dermatite seborreica, rosácea e dermatite perioral podem piorar com o uso de máscaras.

Como as máscaras ainda serão usadas por um bom tempo algumas medidas podem diminuir, ou até mesmo evitar estes efeitos indesejáveis:

  1. A primeira medida é óbvia, lave diariamente sua máscara caso não seja descartável. A Academia Americana de Dermatologia sugere um detergente hipoalergênico e caso o material permita use água quente.
  2. Se estiver em um ambiente seguro, após lavar as mãos, remova sua máscara a cada 4 horas, por uns 15 minutos e se possível limpe a pele com água micelar ou um sabonete suave, podendo inclusive reaplicar um hidratante.
  3. Evite usar maquiagem pesada sob a máscara e se necessário utiliza produtos “não comedogênicos” (que não obstruam os poros).
  4. Caso haja acne instalada evite a manipulação e utilize produtos tópicos antiacne (peróxido de benzoíla, adapaleno, etc, associados ou não à antibióticos tópicos), sempre em baixas concentrações.
  5. Caso, ao contrário, sua pele estiver muito seca uma hidratação leve é indicada.
  6. Procure uma máscara com ajuste justo, confortável e seguro.
  7. Dermatoses como a dermatite seborreica e a rosácea necessitam de uma orientação dermatológica ambulatorial.

A falta de interação social e a restrição dos indivíduos apenas ao ambiente doméstico, assim como a possibilidade da contaminação, podem gerar estados de ansiedade em diferentes níveis de gravidade.

 

Sair da versão mobile