Ultrassom Dermatológico e seu uso cada vez mais frequente na rotina da dermatologia
O exame de ultrassom de alta frequência, o ultrassom dermatológico, permite a visualização da pele, antes indisponível nos equipamentos convencionais.
Portanto, seu uso na Dermatologia, tornou o ultrassom dermatológico uma ferramenta de uso frequente, tanto pelas suas qualidades em relação às outras técnicas de diagnóstico por imagem, como a ressonância magnética e a tomografia se aplicadas à dermatologia.
Segundo a Dra. Wortsman do Chile, o ultrassom dermatológico, é a técnica de primeira escolha para o diagnóstico da pele pelas seguintes características:
1 – pode ser utilizado em tempo real tanto como recurso diagnóstico como para orientar procedimentos.
2 – permite a visualização da pele e tecidos adjacentes, guiando exames como biópsias aspirativas ou ajudando no tratamento estético com preenchedores, ou fios de sustentação.
Através da visualização em tempo real , é permitido a entrega das substâncias no local desejado, assim como o tratamento de complicações administrando substâncias no local afetado e na quantidade adequada.
Também permite a visualização de estruturas nobres (vasos e nervos) evitando, portanto, acidentes em procedimentos ambulatoriais.
3 – no exame de tumores cutâneos, trata-se de um excelente recurso na avaliação da agressividade do tumor e nos planos cutâneos de acometimento tumoral, pois permite uma avaliação pré-operatória e, desta forma, um melhor planejamento cirúrgico.
4 – nas doenças inflamatórias permite diagnosticar e classificar muitas patologias de forma inovadora com realizou a Dra. Ximena Wortsman com a Hidradenite Supurativa, possibilitando uma nova abordagem ao tratamento.
5- principalmente dermatologistas, oncologistas, cirurgiões plásticos entre diversas especialidades de beneficiam deste recurso diagnóstico, proporcionado pelos radiologistas, especialmente aqueles com especialização em ultrassonografia dermatológica.
6- atualmente, novos equipamentos portáteis a preços mais acessíveis, permitem esta aproximação multidisciplinar de maneira rápida, prática e objetiva.
Esta técnica teve seu início no Brasil através de dos estudos do dr Luis Fernando Tovo, no Mestrado e Doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo há mais de 2 décadas, o que era um recurso promissor e portanto, hoje uma realidade na prática dermatológica.
CLINICA TOVO DERMATOLOGIA | DR TOVO LUIS FERNANDO TOVO | 32530319 995331300


