Você sabe quais os cuidados antes e depois de fazer tatuagens em áreas extensas da pele? Quais os riscos e qual protocolo deve ser realizado para acompanhamento de lesões que possam ser cobertas e que precisam de seguimento (acompanhamento)? Aqui o dr.Tovo, LUIS FERNANDO TOVO fala sobre alguns cuidados que podem ser realizados antes e depois de se submeter a tatuagens em áreas extensas da pele. Saiba mais!

 

 

 

Tatuagens em áreas extensas da pele, principalmente no Brasil, gera uma questão dermatológica nem sempre discutida ou não tão popularizada quanto a realização de tatuagem: a cobertura de lesões que podem ser malignas e podem desenvolver câncer da pele, dificultando o diagnóstico.

A pele pode apresentar lesões ou pintas  que podem ser benignas ou malignas, e que  a curto ou a longo prazo sofrem modificações.Essas alterações precisam ser seguidas e observadas  na prevenção do câncer da pele.

Muitas vezes, as tatuagens são executadas sobre lesões ou pintas que vão ser encobertas e se tornam de difícil diagnóstico ou mesmo, passam despercebidas durante uma avaliação dermatológica.

Tatuadores mais  experientes têm informação sobre o assunto e seguem um protocolo preventivo antes de realizar tatuagens em áreas extensas ou mesmo em áreas menores: a observação detalhada da pele.

Na suspeita, o cliente é encaminhado ao dermatologista para um diagnóstico preventivo ou mesmo para a realização da Dermatoscopia digital, onde o corpo é mapeado, as lesões registradas e laudadas e um seguimento é sugerido para que essas lesões sejam monitoradas. No caso de diagnóstico positivo para malignidade, a lesão é retirada com margens livres, evitando-se a alteração estética da própria arquitetura da tatuagem.

Outro detalhe importante para peles tatuadas em áreas extensas é  a observação no cuidado com o  uso de lasers ou procedimentos estéticos que possam reagir ao pigmento utilizado na execução da tatuagem.  O uso de luz (laser) , aplicada sobre a pele tatuada, pode causar danos irreversíveis.

Neste guia, você vai descobrir quais os cuidados preventivos e de seguimento que devem ser observados antes e depois de se realizar tatuagens na pele em áreas extensas ou mesmo em pequenas áreas.

Cuidados preventivos a serem observados antes e depois de ser realizar tatuagens em áreas extensas ou não da pele.

1. Dermatoscopia digital e mapeamento corporal – Fotofinder 

A Dermatoscopia digital  é um exame que mapeia as lesões do corpo todo, registrando através de um sistema de lentes, as lesões mais importantes e as que podem sofrer alterações, possibilitando um controle de seguimento para essas lesões ao longo dos anos, através  da comparação da evolução dessas lesões e diagnóstico preventivo de malignidades. Sendo assim, é possível ter um controle sobre a evolução de lesões na pele mesmo em áreas com tatuagem e sugerir a retirada de lesões suspeitas.

A dermatoscopia digital também possibilita que a identificação de lesões cobertas por tatuagens seja verificada antes de realizar alguns procedimentos estéticos ou  laser, que pode causar danos na pele quando em contato com a área onde a tatuagem foi realizada.

2. Atenção especial para tratamento a laser e procedimentos estéticos nas regiões tatuadas.

O laser é uma energia luminosa e essa fonte de luz pode ser absorvida pela cor da tatuagem causando até queimaduras.

Relacionado:

LASER FRACIONADO X CÂNCER DA PELE

3. Uso de filtro e proteção solar.

As áreas tatuadas, especialmente nas tatuagens recentes, onde existe processo inflamatório, a proteção solar é fundamental para evitar manchas decorrentes da exposição de uma área inflamada à radiação solar.

Relacionado: PROTEÇAO SOLAR SEGURA

Siga o dermatologista Dr. Luis Fernando Tovo no Instagram. Lá, você encontra dicas práticas, orientações confiáveis e tudo o que precisa saber para cuidar da sua pele com quem mais entende do assunto.